Alfabetização e letramento (slide)Presentation Transcript
1. O ensino e a aprendizagem da linguagem escrita em classes doprimeiro ano do ensino fundamental.
2.
É preciso pensar em uma prática educativa que considere a
criança como eixo do processo e leve em conta as diferentes dimensões
de sua formação. Além disso, para garantir o pleno desenvolvimento
dos alunos é fundamental que a ação educativa se baseie em uma
orientação teórico metodológica. Nesta apresentação será exposto
tópico referentes ao desenvolvimento da linguagem e escrita. E
propostas de atividades que colaborem para a construção de uma
prática pedagógica.
3. Tendo em vista as modificações que
se processaram nas sociedades contemporânea, podemos destacar uma
mudança no que chamamos de alfabetização. O sujeito alfabetizado era
aquele que sabia escrever seu próprio nome. Alfabetização trata-se
do domínio da tecnologia, ou conjunto de técnicas que capacita o
sujeito a exercer a arte e a ciência da escrita. Letramento é
exercício excessivo e competente da escrita que implica habilidades,
tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou
informar-se. Ser letrado é o resultado de um conjunto de fatores que
se articulam entre si: o convívio com pessoas letradas, o
desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita.
4.
Aproximar as crianças a uma cultura letrada, através de recursos
lingüísticos orais ou escritos, bem como propor meios para se pensar
“para que” e “como” as pessoas lêem e escrevem no cotidiano.
5.
As crianças desenvolverão alguns mecanismos para o aprendizado
da leitura e da escrita A habilidade de leitura e escrita leva tempo
para ser desenvolvida e requer treino. As crianças deverão
desenvolver também habilidade para interpretar textos com autonomia
Em alguns círculos sociais, as crianças lidam desde muito cedo com o
texto escrito através de observação. Para desenvolver estratégias
para a aquisição de leitura e escrita, não é preciso esperar que as
crianças escrevam convencionalmente.
6. Peças
teatrais,leituras de livros, pesquisas sobre o assunto do texto
trabalhado ampliam as atividades de leitura e escrita.
7.
A mediação dos professores é muito necessária do momento do
desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita O
professor deve buscar propostas e soluções criativas para manterem os
alunos atentos as atividades que serão realizadas
8. No
início do processo de alfabetização elas (crianças) começam a lidar a
diferença de dois planos de linguagem: Plano do conteúdo (dos
significados) - significados e sentidos produzidos quando usamos a
língua oral ou escrita; Plano da expressão (dos sons) - significados e
sentidos no que diz respeito às formas linguísticas; A compreensão
da natureza alfabética do sistema da escrita e o desenvolvimento da
consciência fonológica integram e estimulam o desenvolvimento infantil
à medida que promovem a competência simbólica das crianças.
9.
No primeiro momento, ainda sem fazer distinção, a criança se
propõe imitar o ato de escrever, como num jogo. O resultado dessas
primeiras "escritas" pode aparecer como linhas onduladas ou quebradas
(zig-zag), contínuas ou fragmentadas, ou uma séries de linhas
verticais ou bolinhas. Essa aparência figural inicial não é garantia
de escrita propriamente dita, a não ser que se conheça as condições
nas quais foram produzidas.
10. Figurativos - tem a ver
com os elementos formais, tais como: a qualidade do traçado, a
distribuição espacial das formas, etc. Construtivos - tem relação
com o que o sujeito quis representar e os meios que empregou para
criar diferenciação entre as representações. Quando ocorre a
intencionalidade por parte da criança, ou seja, quando constatamos
aspectos construtivos, é que consideramos que houve uma produção
escrita.
11. Primeiro período: Distinção entre o modo de
representação icônico e não-icônico Segundo período: Ocorre a
construção de formas de diferenciação entre o qualitativo e o
quantitativo Terceiro período: É marcado pela formatização da
escrita
12. As crianças já possuem domínio sobre a língua
materna quando chegam ao Ensino Fundamental. A função do pedagogo é
ampliar o desenvolvimento cognitivo e cultural das crianças.
13.
A alfabetização é o processo de decodificação de signos. O letramento é
a prática social da leitura e da escrita.A criança chega
na escola com conhecimentos linguísticos que devem ser aprimorados
peloprofessor que é o mediador desse processo. O aluno deve
desenvolver-se de sua línguamaterna para a prática da escrita
convencional.
14. Bruna de Paula Pereira,Camila da Silva de Souza, Daniel Vieira, Jennifer Moreira Lunz e Pâmela Aschoff.
15. MONTEIRO, Sara Mourão. BAPTISTA, Mônica Correia. Alfabetização e letramento.