terça-feira, 12 de março de 2013

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO






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Alfabetização e letramento (slide) Alfabetização e letramento (slide) Presentation Transcript

  • 1. O ensino e a aprendizagem da linguagem escrita em classes doprimeiro ano do ensino fundamental.
  • 2.  É preciso pensar em uma prática educativa que considere a criança como eixo do processo e leve em conta as diferentes dimensões de sua formação. Além disso, para garantir o pleno desenvolvimento dos alunos é fundamental que a ação educativa se baseie em uma orientação teórico metodológica. Nesta apresentação será exposto tópico referentes ao desenvolvimento da linguagem e escrita. E propostas de atividades que colaborem para a construção de uma prática pedagógica.
  • 3.  Tendo em vista as modificações que se processaram nas sociedades contemporânea, podemos destacar uma mudança no que chamamos de alfabetização. O sujeito alfabetizado era aquele que sabia escrever seu próprio nome. Alfabetização trata-se do domínio da tecnologia, ou conjunto de técnicas que capacita o sujeito a exercer a arte e a ciência da escrita. Letramento é exercício excessivo e competente da escrita que implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se. Ser letrado é o resultado de um conjunto de fatores que se articulam entre si: o convívio com pessoas letradas, o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita.
  • 4.  Aproximar as crianças a uma cultura letrada, através de recursos lingüísticos orais ou escritos, bem como propor meios para se pensar “para que” e “como” as pessoas lêem e escrevem no cotidiano.
  • 5.  As crianças desenvolverão alguns mecanismos para o aprendizado da leitura e da escrita A habilidade de leitura e escrita leva tempo para ser desenvolvida e requer treino. As crianças deverão desenvolver também habilidade para interpretar textos com autonomia Em alguns círculos sociais, as crianças lidam desde muito cedo com o texto escrito através de observação. Para desenvolver estratégias para a aquisição de leitura e escrita, não é preciso esperar que as crianças escrevam convencionalmente.
  • 6.  Peças teatrais,leituras de livros, pesquisas sobre o assunto do texto trabalhado ampliam as atividades de leitura e escrita.
  • 7.  A mediação dos professores é muito necessária do momento do desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita O professor deve buscar propostas e soluções criativas para manterem os alunos atentos as atividades que serão realizadas
  • 8. No início do processo de alfabetização elas (crianças) começam a lidar a diferença de dois planos de linguagem: Plano do conteúdo (dos significados) - significados e sentidos produzidos quando usamos a língua oral ou escrita; Plano da expressão (dos sons) - significados e sentidos no que diz respeito às formas linguísticas; A compreensão da natureza alfabética do sistema da escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica integram e estimulam o desenvolvimento infantil à medida que promovem a competência simbólica das crianças.
  • 9.  No primeiro momento, ainda sem fazer distinção, a criança se propõe imitar o ato de escrever, como num jogo. O resultado dessas primeiras "escritas" pode aparecer como linhas onduladas ou quebradas (zig-zag), contínuas ou fragmentadas, ou uma séries de linhas verticais ou bolinhas. Essa aparência figural inicial não é garantia de escrita propriamente dita, a não ser que se conheça as condições nas quais foram produzidas.
  • 10.  Figurativos - tem a ver com os elementos formais, tais como: a qualidade do traçado, a distribuição espacial das formas, etc. Construtivos - tem relação com o que o sujeito quis representar e os meios que empregou para criar diferenciação entre as representações. Quando ocorre a intencionalidade por parte da criança, ou seja, quando constatamos aspectos construtivos, é que consideramos que houve uma produção escrita.
  • 11.  Primeiro período: Distinção entre o modo de representação icônico e não-icônico Segundo período: Ocorre a construção de formas de diferenciação entre o qualitativo e o quantitativo Terceiro período: É marcado pela formatização da escrita
  • 12.  As crianças já possuem domínio sobre a língua materna quando chegam ao Ensino Fundamental. A função do pedagogo é ampliar o desenvolvimento cognitivo e cultural das crianças.
  • 13. A alfabetização é o processo de decodificação de signos. O letramento é a prática social da leitura e da escrita.A criança chega na escola com conhecimentos linguísticos que devem ser aprimorados peloprofessor que é o mediador desse processo. O aluno deve desenvolver-se de sua línguamaterna para a prática da escrita convencional.
  • 14. Bruna de Paula Pereira,Camila da Silva de Souza, Daniel Vieira, Jennifer Moreira Lunz e Pâmela Aschoff.
  • 15. MONTEIRO, Sara Mourão. BAPTISTA, Mônica Correia. Alfabetização e letramento.